sábado, 26 de julho de 2014

Se Guardiões da Galáxia fizer sucesso...

 Se aproxima a estreia de Guardiões da Galáxia, novo filme da Marvel Studios, baseado em um grupo de heróis existente nas histórias em quadrinhos. Ou quase.
 Desconhecidos do grande público e pouco conhecidos pelo pequeno público, Guardiões da Galáxia (que promete reunir ficção científica e comédia, e acrescentar trama intergalática ao Universo Cinemático Marvel) é um completo tiro no escuro.
 Se o filme fracassar em crítica e bilheteria, então a Marvel irá chorar pelos trilhões de dólares gastos na produção do longa.
 Agora, se for um sucesso....muita coisa vai acontecer e diversas áreas da cultura e do consumo popular irão ser afetadas.
 Querem exemplos?


Quadrinhos


 A cada filme novo de herói, o mercado dos quadrinhos (que é a causa dos filmes) acaba se tornando consequência. 
 Com os filmes do Thor, o deus nórdico ganhou um espaço maior nas revistas dos Vingadores. O mesmo para Capitão América (que tem sua própria revista) e Hulk.
 Até personagens menos conhecidos tiveram mais espaços nas HQs, como a Viúva Negra (sendo fixa nas histórias dos Vingadores Secretos) e Gavião Arqueiro (que ganhou um título só seu dentro da revista do Capitão e conquistou na Marvel uma importância semelhante que o Arqueiro Verde tem na DC Comics).
 Agora, se o sucesso do filme for realmente arrebatador, a comparação a ser feita é com Homem de Ferro.
 Conhecido apenas de nome e de vista, poucos são os que cresceram lendo Homem de Ferro. Mas quando seus três filmes, sua aparição em Incrível Hulk e sua participação em Vingadores o apresentaram de uma maneira diferente, o personagem se tornou o super-herói favorito de todo mundo.
 Isso também criou uma leva de pseudo-nerds que nem conheciam Tony Stark e do nada começaram a dizer que liam os quadrinhos do Homem de Ferro desde a infância.
 Se Guardiões da Galáxia fizer sucesso, se preparem para ver o mundo dos quadrinhos mudar.
 Além de surgirem revistas do grupo á venda nas bancas, edições clássicas de "colecionador" também serão lançadas nas bancas, e posers irão dizer que são fãs há anos.
 Lembrem-se, hoje ninguém conhece os Guardiões. Vamos ver depois do dia 31.


Vídeo-Games


 O argumento é basicamente o mesmo em relação ao dos quadrinhos
 Com o auge dos heróis, os consoles é que lucraram.
 Não só do lado da Marvel, mas principalmente o da DC Comics.
 Os jogos do Batman andam bombando. Arkham Asylum, Arkham City, Arkham Origins e Arkham Knight, com data de lançamento prevista para 2015, já fazem parte da mitologia do morcegão.
 Inclusive, o jogo de luta "Injustice: Gods Among Us" com heróis e vilões da DC é um dos melhores jogos de luta da atualidade, contendo personagens raros até nas HQs, como Lobo (que tem seus poderes e aparência bem fieis ao que os quadrinhos apresentam).
 Já o estouro dos filmes da Marvel acabaram revelando e trazendo para o Brasil, no Facebook, o jogo de RPG "Marvel: Avengers Alliance" com a presença de vários personagens da Casa das Ideias. Desde os famosões como Wolverine e Homem-Aranha até os mais anônimos como Luke Cage e Punho de Ferro.
 Agora, se Guardiões da Galáxia fizer sucesso...
 Jogos próprios da equipe irão ser desenvolvidos para todos os consoles possíveis, os personagens Star-Lord, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot possam aparecer em jogos como o Avengers Alliance.
 Deste modo, o único integrante dos Guardiões conhecido dos games deixará de ser Rocket Raccoon, guaxinim presente nos games de Marvel vs Capcom e que eu, sinceramente, pensava ser da Capcom.

Atores


 Todo mundo lembra o que foi que aconteceu.
 Com o estouro de Vingadores, foi difícil dizer se o idolatrado por todos e todas era na verdade o Homem de Ferro ou Robert Downey Jr, o ator canastrão e malandro que entrega carisma a todo personagem que interpreta.
 Seu visual, seu estilo, seu passado da vida de bad boy (épocas das drogas e prisões) e suas atuações em comédias como Parto de Viagem e ações como Sherlock Holmes (ninguém com a decência de recordar de Chaplin, o melhor filme de Downey). 
 Robert Downey Jr, com o sucesso de seu personagem mais famoso, se tornou ídolo teen.
 O que não é difícil de acontecer em Guardiões da Galáxia.
 Por um lado, temos um ator bonitão e desconhecido interpretando o protagonista...arriscado e prestes a se tornar capa da Capricho, Chris Pratt é um nome a não ser esquecido brevemente (isso se o filme for um sucesso).
 Por outro lado, temos dois personagens carismáticos interpretados/dublados por atores famosos. Rocket Raccoon, o alienígena guaxinim, é encorporado pelo recém-indicado ao Oscar, Bradley Cooper.
 E interpretando a árvore de quase três metros de altura, está Vin Diesel. Um homem semelhante a uma árvore em questão de atuação e resistência física.
 Agora, basta esperar.
 Qual deles vai ser o espetáculo com as meninas fãs? Os dois famosos que não aparecerão, o anônimo bonitão...ou ninguém chegará aos pés do que Robert Downey Jr. chegou. Lembrando que isso também não chega perto do que Johnny Depp chegou com Jack Sparrow, em Piratas do Caribe.


Cinema



 Esta, talvez seja um pouco teórica.
 Os Vingadores 2 estreiam ano que vem, e, pelo menos até agora (em plena realização da San Diego Comic Con) parece que os Guardiões não farão parte da turma de heróis a se fazer presente no filme. Deste modo, fica difícil entender como que esses personagens intergalácticos irão fazer parte do que chamamos de Fase 2 da Marvel nos cinemas.
 Talvez este seja um teste do próprio estúdio Marvel para checar formas de apresentar novos personagens, já que, até agora, seus filmes da segunda fase foram todos com heróis já conhecidos.
 Assim, a nova aposta da Marvel é a ação se misturando com comédia...o que tem tudo pra dar certo (uma prévia disso em pequenas doses nos foi mostrada nos longas do Homem de Ferro).
 Portanto, se a fórmula de GdG der certo, a Marvel reaproveitará nos próximos (como Homem Formiga e Doutor Estranho, que ainda não tiveram sua participação nos cinemas).
 Se der errado, não fará diferença nenhuma pois NINGUÉM conhece ou se importa com estes personagens, e todo o dinheiro e divulgação gastos com a nova aposta do estúdio terá sido desperdício.
 Então, não há nada a se esperar, e só há algo a se dizer...
Guardiões da Galáxia, o futuro da Marvel está em suas mãos.


Um comentário: