domingo, 20 de abril de 2014

Teoria - O Futuro da Marvel no cinema

 O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE TODOS OS FILMES DA MARVEL JÁ LANÇADOS, INCLUINDO O RECENTE CAPITÃO AMÉRICA 2 - O SOLDADO INVERNAL.
 Leia por sua conta e risco. 

 Já faz alguns anos que os filmes lançados pela Marvel Studios vem se cruzando. Elementos de cada personagem fazem sua participação em cada filme.
 O que antes eram easter eggs de Homem de Ferro no filme do Hulk e escudos de vibranium no filme do Homem de Ferro, agora são referências claras e pistas sobre os longas futuros como Homem Formiga, Doutor Estranho e Vingadores 2.
 Pouco se sabe sobre o que vamos ter. Temos nomes, atores e até roteiristas confirmados...mas não sabemos nada do roteiro e sinopse dos filmes que estão por vir.
 O que podemos, claro, é pensar. Desenvolver teorias, teses e, praticamente, expectativas unindo tudo o que queremos que aconteça...com tudo que os filmes atuais indicam que pode acontecer.
 Para termos uma ideia do que vem por aí, é necessário que se faça a revisão. O que já veio?
 O que já foi estabelecido para o Universo Marvel nos cinemas? E o que podemos prever que sairá disso?
 Basta pensar!




 A geração começou com O Incrível Hulk, de 2008. Naquela época ninguém sabia da possibilidade de todos os filmes se tornarem apenas um, mas mesmo assim podemos considerá-lo como o primeiro filme desta fase da Marvel no cinema. Filme número um da Fase 1 da Marvel.
 Com uma leve ajuda de Tony Stark na cena pós-créditos, começamos a entender que as coisas começaram a ficar sérias.
 Mas de útil mesmo, O Incrível Hulk nos apresentou Hulk. Tanto seu potencial como super-herói, como gênio da ciência...e como ameaça. Foi neste filme que entendemos logo de primeira o quanto de vilão que este herói tem. Uma ameaça, das piores...que logo pode ser um problema.
 Depois disso, tiveram os dois filmes do Homem de Ferro. No primeiro, Tony Stark desenvolve sua armadura e nova identidade tendo como pano de fundo as ações do grupo terrorista A Sociedade dos Dez Anéis que, é claro, não tiveram fim neste filme. Ou seja, além de Hulk...uma possível ameaça do futuro é a Sociedade dos Dez Anéis.
 Sem contar que são nestes dois filmes do Homem de Ferro que conhecemos a SHIELD, através de Nick Furry, Viúva Negra e o Agente Phil Coulson, que logo mostram a que vieram durante todo o filme Homem de Ferro 2.
 

 Depois, vieram Capitão América - O Primeiro Vingador, e Thor. Filmes lançados na mesma época que, independente de sua qualidade, foram de extrema importância para o Universo Marvel que fomos formando no cinema.
 Em Capitão América, foram-nos apresentados os vilões Caveira Vermelha, Arnim Zola a organização maligna e nazista HYDRA. "Mas se são vilões do passado, qual a importância?" Toda a importância!. Se o roteiro é capaz de trazer um herói do passado de volta, por que não traria vilões?
 Já Thor foi o responsável por mostrar ao público que Marvel não se resume a Terra. Com a interferência de deuses/alienígenas, muitos problemas de outro mundo podem se tornar problema nosso. Outros mundos, como Asgard, se mostraram uma grande ameaça. Assim como Loki, que mais tarde se tornaria personagem indispensável (mais por causa do carisma de Tom Hiddleston do que tudo).
 Ainda em Thor, a SHIELD se mostra forte e presente em qualquer ambiente...com a primeira aparição do Gavião Arqueiro como personagem.
 E depois que a Marvel Studios já tinha estabelecido, em cinco longas, seus mais importantes personagens....o que restava era uni-los em um único filme.
 Em 2012, foi lançado, então, Os Vingadores.
 Com a presença de todos os herois (e o vilão Loki) citados anteriormente, a produção foi, até agora, a melhor do estúdio...mas não a mais importante. De novo, o que tivemos foi Maria Hill, a agente da SHIELD que, dali pra frente, seria a única agente simples que importaria.
 O filme em si não acrescenta nada de novo, apenas reforça conceitos de antes. A ameaça de termos um Hulk e o perigo de outros mundos interferindo na paz da Terra se fazem mais presentes...isso sem mencionar a cena pós-créditos que logo nos mostra um vilão em potencial: Thanos!! Sendo o vilão mais poderoso da produtora nos quadrinhos, é ele o vilão que mais desejamos ver no cinema contra os Vingadores.
 E assim se encerrou a fase 1 da Marvel nos cinemas.


 Mas foi justamente o personagem favorito da Marvel Studios que teve a missão de iniciar a fase 2. E falhou.
 Homem de Ferro 3, em questão de qualidade, desapontou a todos os fãs. Com a história de Mandarim não existir e ser apenas um ator, acabou ocasionando um erro de continuidade enorme. Se Mandarim é irreal, então toda a Sociedade dos Dez Anéis (chefiada por Mandarim) no primeiro filme do herói também é irreal? Tudo, de 2008 a 2013, foi apenas parte do teatrinho?
 Talvez o único efeito de Homem de Ferro 3 para o resto do universo fora o fato de Tony Stark abrir mão de ser o Homem de Ferro. Mesmo com um "I am Iron Man" encerrando o longa, Stark destrói todas as suas armaduras e retira o reator de seu peito. Ou seja, o gênio bilionário playboy e filantropo permanece...mas nada de Homem de Ferro.
 Meses depois no mesmo ano veio Thor - O Mundo Sombrio, resgatando e reforçando coisas que já haviam se mostrado importantes nesses filmes. Agora temos perfeita noção de que alienígenas e seres de outros mundos estão cada vez mais perto de se tornarem ameaças e vilões.
 Também é nesta produção que várias garotas vibram com um fato: O que era pra ser um vilão passageiro se transforma em um novo aliado, Loki.

 
 E também nas cenas pós-créditos de Thor - O Mundo Sombrio, pela primeira vez surge alguma pista sobre Guardiões da Galáxia, um dos futuros filmes da Marvel. O personagem O Colecionador dá as caras na cena, deixando milhares de fãs confusos inclusive eu, que com mais de dez anos lendo quadrinhos nunca nem ouvi falar desses Guardiões da Galáxia.
 Ainda depois disso, o filme mais recente da Marvel Studios finalmente deu as caras.
 Capitão América 2 - O Soldado Invernal estreou há algumas semanas, com aprovação de 100% da crítica e com 100% de influência nos filmes que estão por vir.


 Perdendo apenas para os dois primeiros Homem de Ferro e Vingadores, nomeio este o quarto melhor filme da Marvel.
 Para começar, o filme começa a demonstrar sua importância com os vilões que possui. Ossos Cruzados, Arnim Zola, Tankard O Saltador e Soldado Invernal são todos vilões que aparecem no longa e que NÃO morrem. Ou seja, logo poderemos vê-los novamente.
 E não esqueçamos de Alexander Pierce, o personagem de Robert Redford. Apresentado de início como um dos maiores executivos e diretores da SHIELD, se revela como o líder da HYDRA nos tempos atuais. Com idade para claramente ser um veterano da Segunda Guerra, Pierce é o responsável por criar Soldado Invernal e por matar Nick Furry.
 Claro que Furry não morre de verdade. Sofre uma tentativa de homicídio e depois disso começa a divulgar a notícia de sua morte, de modo que fique em paz. Como ele mesmo diz, "não se pode matar quem já está morto".
 Durante todo o longa, as informações expostas são: A SHIELD está em estado crítico, Nick Furry teve seu fim e agora vive em anonimato, a HYDRA ainda está de pé, e Capitão América tem o soldado Falcão como aliado.
 E como se isso não fosse influência o suficiente, ainda temos a cena pós-créditos onde o Barão Von Strucker (outro vilão potencial para o futuro) conversa sobre os milagres...os Gêmeos. E vemos Pietro e Wanda Maximoff, os irmãos famosos também conhecidos pela alcunha de Mercúrio e Feiticeira Escarlate.
 E com tudo isso que estes nove filmes já nos deram é impossível adivinhar o que pode acontecer nos próximos que a Marvel prometeu lançar, certo?
 Mas HÁ uma teoria!! Banquei o Stan Lee e bolei uma explicação e junção desse filmes, tendo em vista os que estão por vir.
 Me acompanhem.

 O próximo filme a ser lançado que levará o amado nome da Marvel nas costas será Guardiões da Galáxia, uma surpresa para todos pois este é um grupo nada conhecido (mesmo que Rocket Racoon seja um velho amigo das jogatinas de Marvel vs Capcom).
 O que todo mundo acha é que Guardiões da Galáxia servirá, assim como boa parte dos filmes de Thor, para estabelecer uma relação maior com os acontecimentos fora da Terra (sendo que esta será a primeira produção que se ambientará totalmente no espaço).
 Depois disso, Marvel novamente só em 2015 com Vingadores 2 - A Era de Ultron, onde teremos (confirmados por Kevin Feige, o chefão da Marvel) James Spader como Ultron, Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate, Aaron Taylor-Johnson como Mercúrio e Paul Bettany como Visão.
 Alguns meses depois de Vingadores 2, estreará Homem-Formiga. Surge a dúvida de muitos como Maik Ramos, que me deu ideia para todo este texto: Se nos quadrinhos Ultron é criação do Homem-Formiga, como que o filme do Homem-Formiga vem DEPOIS do filme em que Ultron é vilão?
 Segue a teoria.


 Em Homem de Ferro 3, Tony Stark oficialmente aposentou sua armadura. Mesmo afirmando que sempre será o Homem de Ferro, fica quase claro que depois de tantos problemas (e o trauma que desenvolveu depois do incidente com buracos de minhoca em Nova York) que Stark está cansado de batalhas.
 Em Capitão América 2, Nick Furry não morre de verdade, mas precisa viver eternamente em anonimato, fugindo dos órgãos públicos.
 A SHIELD, em estado crítico, não tem mais Furry pra mantê-la de pé. Quem tem dinheiro, inteligência e experiência como herói o suficiente pra vestir as calças e assumir a superintendência? Tony Stark, desprovido do título de Homem de Ferro assume o lugar de Furry, impedindo que a SHIELD vá a falência. Isso também resolve todas as dúvidas de quem acha que Robert Downey Jr. iria desistir de ser Stark por estar velho e não aguentar mais cenas de ação.
 "Mas com Stark no comando da SHIELD, há desfalque no time de combate dos Vingadores!" Sim, é por isso que Visão, o androide, entra no time. Ao sair da equipe, Tony desenvolve o robô Visão para que os Vingadores não fiquem com um guerreiro a menos. Evidências disso? Paul Bettany foi escolhido para interpretar Visão, mesmo ator que faz a voz de Jarvis, a inteligência artificial desenvolvida por Stark.
 Tendo a mesma voz, Jarvis e Visão podem claramente terem sido desenvolvidos pela mesma indústria, o que justifica toda a teoria.


 Ainda em "Vingadores 2 - A Era de Ultron", Ultron surge de alguma maneira desconhecida (sabemos apenas que será sob comando da HYDRA que, pela terceira vez, mostrará que não teve seu fim) tendo a SHIELD em reconstrução como seu alvo e os Vingadores com formação instável pela saída de Stark. Isso sem mencionar que Mercúrio e Feiticeira Escarlate também estarão presentes nos ataques de Ultron, como arma secreta da HYDRA (como foi visto em Capitão América 2, os gêmeos estão sob comando de Barão Von Strucker).
Em artes conceituais de Vingadores 2, Mercúrio aparece combatendo robôs. Considerando que robôs são as criações de Ultron, é fácil deduzir que em certo ponto os gêmeos se voltarão contra seu mestre e se aliarão aos Vingadores.


Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Visão, Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Homem de Ferro (só na supervisionando) por fim derrotam Ultron e o filme acaba. Pronto.
 Este é o momento em que a sala de cinema se enche dos fãs de quadrinhos se irritam e gritam coisas como "Nas HQs, Homem-Formiga inventou Ultron, que filme infiel."
 Acalmem-se, marveletes. Já tudo se explica.


 Confirmados para o filme de Homem-Formiga, temos dois atores. Paul Rudd foi escolhido para viver Homem-Formiga, e Michael Douglas para viver...Homem-Formiga também.
 A questão é que Rudd (de apenas quarenta e cinco anos de idade) interpretará Scott Lang, o segundo Homem-Formiga e provavelmente o que será usado nos Vingadores (por questões de estado físico).
 Já Michael Douglas, em seus saudáveis sessenta e nove anos de idade viverá Hank Pym, o primeiro Homem-Formiga e também o responsável, nas HQs, por criar Ultron.
 A explicação de tudo é a seguinte: Seguindo a lógica das HQs, realmente foi Pym quem criou Ultron.
 Analisando pela idade do ator, é fácil deduzir que Pym (Michael Douglas) também é veterano de guerra e fazia, junto com Alexander Pierce e Barão Von Strucker parte dos últimos sobreviventes da HYDRA.
 Quando seu discípulo e/ou amigo próximo Scott Lang (Paul Rudd) descobre que Pym foi o desenvolvedor da arma nuclear que quase derrotou os heróis mais poderosos da Terra...algo deve ser feito.
 Lang assume o uniforme utilizando todo o conhecimento que Pym lhe passou (provavelmente os poderes de encolhimento do Homem-Formiga serão esquecidos no cinema assim como os anéis mágicos do Mandarim foram esquecidos) e tenta deter seu mestre, e conseguirá. Se permanentemente, não sabemos. Mas é necessário que haja um vencedor entre os Homens-Formiga para que o filme acabe corretamente.
 Outro rumor que fortalece esta tese é a de que Evangeline Lilly (a Kate de Lost e Tauriel de Hobbit: A Desolação de Smaug) estaria cotada para o filme. Alguns dizem que ela seria a Vespa, par romântico de Scott Lang e filha de Hank Pym (contrariando as HQs em que Pym é o marido de Vespa), o que geraria uma relação de proximidade entre os dois Homens-Formiga.


 Ainda na fase 3 da Marvel, surgirão três filmes.
 Doutor Estranho finalmente sairá do papel, trazendo um pouco mais de misticismo ao MCU (Marvel Cinematic Universe).O filme já foi confirmado por Kevin Feige,e o doutor Stephen Strange já foi citado em Capitão América 2 como uma das grandes ameaças. O ideal (para tirar a má impressão que Homem de Ferro 3 deixou) seria que a magia de Strange estivesse relacionada com os Anéis do verdadeiro Mandarim (que, como mostrado no curta oficial All Hail to the King) está irritado por ter seu nome usado pelo ator Trevor Slattery e por Aldrich Killian.
 Enquanto isso, Thor 3 tratará de unir todo o universo Vingadores com Guardiões da Galáxia e, mais uma vez, trazer de volta nosso amado Loki. Dessa vez como aliado.
 E em Capitão América 3, acompanhando o ritmo de espionagem imposto no último filme do personagem, finalmente toda a merda feita em Homem de Ferro 3 será consertada.


Como também mencionado no curta All Hail to The King, a Sociedade dos Dez Anéis existe. E nada a impede de retornar. Como nosso veterano Capitão agora busca se atualizar (e Homem de Ferro continua em repouso), nada melhor do que deixarmos Mandarim e sua trupe serem confrontados pelo sentinela da verdade e por seu novo sidekick Falcão, também carente de SHIELD e provavelmente um novo Vingador.
 Depois disso tudo, o Universo Marvel estará restabelecido no cinema. Com uma formação que conterá mais de dez super heróis unindo Vingadores, Guardiões da Galáxia, agentes da SHIELD e Defensores (estes últimos formados por Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro, que serão apresentados nas séries produzidas para o Netflix), o time estará poderoso. Mas os vilões não serão poucos. 
 Até agora, contamos todos os vilões de Guardiões da Galáxia, os terroristas da Sociedade dos Dez Anéis, os poderosos destruidores da HYDRA, Thanos e ainda os capangas provenientes dos seriados que virão...não seria exagerado chutar que Vingadores 3 será APOCALÍPTICO.
Claro que essa palavra não poderá ser usada, pois Apocalypse já será vilão de algum filme dos X-Men, cujos direitos estão nas mãos da Fox, mas isso já é assunto pra outra teoria.
O fato é que, seguindo todos estes fatos e especulações a respeito do CMU, nota-se que as proporções de uma batalha dessas serão tão fortes que poderão resultar no fim do mundo.
 Aliás, será que isso tudo não acaba em uma grande epopeia adaptada de Marvel Zumbis?
Só esperando é que poderemos ter certeza de qualquer coisa.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Então você nunca leu muito.
      Obrigado pelo comentário (e por ter lido a teoria até o fim).

      Excluir
  2. um final apocalíptico foi meio viagante mas se o tony stark assumir controle da S.h.i.l.d pode ter certeza que tem uma guerra civil vindo por ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte apocalíptica foi mais uma piada, hehehe. Acho que não deu certo.
      Mas com Tony no controle (e os vilões fora de controle), Guerra Civil é a única resposta.
      Obrigado.

      Excluir
  3. Mas já saiu cenas do Homem Formiga na CC 2013
    http://www.youtube.com/watch?v=hpa4NLM1YMM&feature=youtu.be&t=22s
    e
    http://www.youtube.com/watch?v=JPSF_Q4D9rk (melhor qualidade)

    ResponderExcluir
  4. Cena completa (qualidade péssima)
    https://www.youtube.com/watch?v=nbEYW26R_ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não muda muita coisa, só que ele continuará com seus poderes (Ou no caso, só o Paul Rudd, nosso Scott Lang).
      Obrigado ^^

      Excluir
  5. no filme do capital ameriaca o vilao o chefe da hidra fala nick eu fazerrei isto se no aniversario da minha filha voce falar para o tony pasar voando la mas ela ja estava sem os trages e isto e depois um ano que a tragedia de mandarin ja tinha acontecido

    ResponderExcluir