segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Personagens da Disney - Nem todos são contos de fadas!


O que se entende por conto de fadas? Normalmente, as pessoas entendem que contos de fadas são pequenas histórias fantasiosas com fatos impossíveis e fantásticos. Outros dizem que contos de fadas são a definição exata de filmes infantis de animação em 2D feitos pela Disney. Mas eu digo o contrário.
Contos de fadas realmente são histórias fantasiosas com fatos impossíveis e fantásticos, mas nem todas as histórias com esses aspectos são necessariamente contos de fadas.
Para ser um conto de fadas, os autores devem ser desconhecidos (mesmo que existam teorias sobre seus atores), e as histórias devem ser de domínio público antes mesmo de sua criação, e não apenas sessenta anos depois da morte de seus autores como a maioria das histórias.
Chapéuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, A Princesa e o Sapo, A Bela e a Fera, os Três Porquinhos, e etc.
Os contos citados acima realmente são contos de fadas, exatamente o oposto de Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Tarzan, Mowgli, Pinóquio, Robin Hood e outros contos da Disney. A seguir, uma pequena explicação sobre o porque de cada um dos contos citados não serem contos de fadas.
Peter Pan
Peter Pan, a fada Sininho, os Meninos Perdidos, a garota Wendy e seus irmãos João e Miguel realmente são de domínio público, mas não significa que sejam contos de fadas. A presença de uma fada em uma narrativa não qualifica a mesma como conto de fada. Peter Pan foi criado por James Matthew Barrie enquanto o mesmo contava histórias para os filhos de sua amiga Sylvia Liewelyn Davies, e o nome Peter vem de um dos filhos de sua amiga. Muitos também acreditam que o nome Wendy tenha sido criado por James. Acontece que, como a obra de James tem crianças voadoras, fadas, piratas e outras coisas que contos de fadas possuem, a obra é dada como um, embora não seja. Peter Pan se tornou obra de domínio público assim que sessenta anos se passaram após a morte de James Matthew Barrie, e os filmes da Disney sobre ele sustentaram cada vez mais a falsa ideia e certeza errônea de que Peter Pan é um conto de fadas.

Tarzan
É muito reduzido o número de pessoas que acredita que a história de Tarzan seja um conto de fadas, pela mesma não conter magia. Mas os  poucos que acreditam que Tarzan seja um conto de fadas, se baseiam nos contos Os Três Porquinhos e Chapéuzinho Vermelho que não contém magia e mesmo assim são contos de fadas. E nem é preciso relatar que seria impossível macacos ensinarem sua linguagem e costumes para um humano, e também é impossível um humano derrotar sem armas um leão (que nos filmes da Disney foi substituído pelo leopardo Sabor). Tarzan foi criado por Edgar Rice, e vinte e quatro livros a seu respeito foram escritos por este mesmo escritor. Sessenta anos após a morte de Edgar Rice, a obra se tornou de domínio público,e por isso vários outros autores escreveram sobre ele. Logo nasceu a febre Tarzan, com mais dezenas de livros, filmes, peças, seriados e várias outras mídias. O domínio público de uma obra ser existente, não significa que a obra é um conto de fadas.
Mowgli, o Menino Lobo
A história do menino que foi criado por lobos, amigo de ursos e panteras, conhecedor das leis da selva, foi criado por Rudyard Kipling. Assim como a história de Tarzan, Mowgli não é considerado um conto de fadas por muitas pessoas pelo fato de não haver magia incluída. Mas mesmo assim muitos consideram um conto de fadas, pois sabem que assim como grilas não criam um garoto, lobos também não tem essa capacidade. Outro fato que faz uma grande quantidade de leigos crerem no fato de Mowgli ser um conto de fadas é a cobra Kaa que domina um poder absurdo de hipnotizar os inimigos. Embora existam cobras com uma capacidade parecida, é inexistente uma que possa hipnotizar bichos maiores como panteras e ursos ou seres humanos. Mesmo que haja fatos impossíveis, Mowgli não é um conto de fadas por dois fatos: O autor é conhecido, e é o único e criador de histórias sobre este personagem, e outro jeito de comprovar que não é um conto de fadas é o livro O Segundo Livro da Selva escrito pelo mesmo escritor, contanto histórias que se passam no mesmo ambiente que as histórias de Mowgli. Um conto de fadas é único, sem continuações, a menos que se torne de domínio público. Quando o mesmo autor escreve uma continuação, é sinal de que ele mesmo não queria que sua obra fosse considerada um conto de fadas.


Pinóquio
É incrível quando encontro vários "filósofos de twitter" discutindo sobre o fato de que Pinóquio e seu pai Gepeto não conseguiriam sobreviver tanto tempo dentro de um estomago de uma baleia, como a aventura de Pinóquio narra. Até que me deparo com a seguinte frase " Vocês são todos ums idiotas sem nada pra fazer além de questionar coerência em contos de fadas estúpidos." Ao autor desta célebre frase, só tenho a dizer:
_Quando você põe "um" no plural, o m se transforma em n, sendo que fica incorreto escrever "ums", que deveria ser "uns". E outra  coisa, Pinóquio não é um conto de fadas.
Sei que é difícil acreditar que Pinóquio não é conto de fadas, pois tem tudo que um autêntico conto de fadas deve ter. Algo inanimado que ganha vida, bichos falantes, tragédias e, é claro, fadas. Mas um único, pequeno e quase imperceptível fato torna Pinóquio um conto normal: Ele existe em uma única versão de um único escritor, Carlo Collodi. 
Robin Hood
Saci Pererê não é um conto de fadas, ele é apenas um personagem do folclore. Podemos até dizer que Saci Pererê é um anti-herói, pois é um personagem "do bem" com mal comportamento, ou, da forma mais conhecida, suas molecagens. Ninguém sabe quem ´criou Saci Pererê, sabe-se apenas que Monteiro Lobato tornou o personagem famoso,e mesmo assim não é um conto de fadas pois é um personagem de folclore que é de domínio público desde sua criação.
Bem, podemos dizer que Robin Hood é o Saci Pererê inglês. Robin Hood foi criado do mesmo método que Saci, infelizmente o método é desconhecido. Há uma grande diferença entre conto do folclore e conto de fadas. Por isso, Robin Hood não é um conto de fadas.

Alice no País das Maravilhas
Alice foi escrito por Lewis Carrol em 1865. Muitos outros escritores tentaram lucrar com este livro, dizendo serem os verdadeiros e autênticos da obra, mas Lewis sempre conseguiu provar ser o verdadeiro escritor de Alice no País das Maravilhas.
Até mesmo a Wikipédia, a maior enciclopédia na web, erra ao dizer que a história de Alice é um conto de fadas non sense, pois por mais que seja non sense, não é um conto de fadas por ter seu escritor divulgado.
A história surgiu quase do mesmo jeito que a de Peter pan, com o escritor contando histórias para os filhos. Até o nome "Alice" veio de uma das filhas da amiga de Lewis, assim como o nome "Peter" veio de um filho da amiga de Rudyard (o autor de Peter Pan). E ambos, tanto Peter Pan como Alice no País das Maravilhas, não são contos de fadas.

O primeiro filme totalmente em animação foi Branca de Neve, da Disney. Depois veio Cinderela, A Bela e a Fera, A Bela Adormecida e outros contos de fadas.
Talvez pelo fato de que os primeiros filmes da Disney foram baseados em contos de fadas, todo filme pela Disney produzido acabou ficando marcado como um conto de fadas.
Se Harry Potter, Crepúsculo, O Senhor dos Anéis ou até mesmo a Bíblia tivessem sido transformados em um filme de animação 2D pela Disney, seriam considerados contos de fadas.

Um comentário: